PGDI

Projeto de Graduação em Design Industrial


O trabalho de conclusão de curso, que no caso do Curso de Design Industrial é identificado pela sigla PGDI (Projeto de Graduação em Design Industrial), tem a previsão de cumprimento em dois períodos, sendo um regido por uma disciplina e o outro por um RCS. O PGDI, se destina a dar oportunidade ao estudante de exercitar e comprovar as suas condições para aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de modo a possibilitar a instituição autorizar o seu ingresso na profissão de Designer Industrial através da consequente diplomação. O PGDI engloba conteúdos que visam o exercício projetual centrado em área teórico-prática e de formação profissional envolvendo orientação específica ao estudante realizada por um professor do departamento com formação em Design Industrial. Ao cursar os seis períodos letivos, o aluno já pode se matricular em PGDI e procurar um orientador de sua preferência. 

COORDENADOR

GERSON LESSA 

Email: gerson.lessa@eba.ufrj.br

PROCEDIMENTOS

Ao se matricular via SIGA na disciplina de PGDI na turma do seu orientador, os alunos receberão por e-mail um formulário de proposta de Projeto de Graduação em Design Industrial que deverão preencher indicando o tema de interesse (objetivos, justificativa e metodologia) e encaminhar para a coordenação de PGDI e para seu orientador. Em seguida, o aluno será convocado para uma reunião na qual serão passados esclarecimentos dos procedimentos necessários ao cumprimento do Projeto de Graduação em Design Industrial. 

O aluno não pode trocar de orientador sem o conhecimento e autorização prévia do coordenador de PGDI e aceite do orientador. A recíproca se aplica ao orientador.

ORIENTADORES E ÁREAS DE INTERESSE


ANAEL SILVA

Tecnologias assistivas (para usuários com necessidades especiais); Produtos responsivos (computação física – interação ativa via sensores, atuadores, etc.); Fabricação digital (equipamentos de CNC – impressão 3D, corte a laser, fresagem, etc.); Modelagem paramétrica e generativa; Biomimética; Sistemas Produto-Serviço / Design de Serviço.

BEANY GUIMARÃES 

Produtos domésticos e interativos (humanos e veterinários); Equipamentos para transporte público; Postos e estações de trabalho.


CAMILA ASSIS 

Embalagens comerciais; Produtos de uso doméstico e de trabalho em escritório: Utensílios diversos; Utensílios esportivos; Brinquedos educativos; Tecnologias assistivas / Design Inclusivo; Desenvolvimento de produtos aplicando a Biomimética.


DEBORAH CHRISTO

Produtos ou sistemas de produtos de uso corporal; Produtos ou sistemas de produtos relacionados ao vestuário; Produtos têxteis vinculados ao Design de Produto; Produtos de uso doméstico.


DIOGO PONTES COSTA

Projetos de produtos em saúde; Equipamentos e utensílios fisioterápicos; Equipamentos para lazer urbano; Equipamentos de utilidade pública/urbano; Brinquedos educativos; Utensílios de uso doméstico; Instrumentos e utensílios de uso veterinário; Eletrodomésticos.


GERSON LESSA

Mobiliário doméstico; Design ornamental e lúdico; Objetos de uso corporal; Produção em pequena escala; Plásticos: Estéticas e processos.


HUGO BACKX

Utensílios domésticos e eletrodomésticos; Equipamentos de esporte e lazer, informática, eletrônicos, médico-hospitalares, veterinários, agrícolas; Ferramentas diversas.

JEANINE GEAMMAL

Utensílios e mobiliário domésticos; Vestuário e acessórios; Brinquedos; Equipamentos e acessórios para motociclistas.


JOSÉ BENITO GONZALEZ

Mobiliário doméstico, profissional e hospitalar; Brinquedos educativos e lazer; Equipamentos de uso público.


MARCOS OLIVA

Mobiliário; Equipamentos ligados à saúde.

PATRÍCIA MARCH 

Vestuário e acessórios corporais; Produtos de uso doméstico; Design aliado ao artesanato; Brinquedos.


RICARDO WAGNER

Design Náutico; Equipamentos médico-hospitalares; Design para Sustentabilidade; Design Apropriado (Tecnologia Social, Tecnologia Apropriada).

ROOSEWELT TELES

Design Ergonômico de Embarcações; Design de Postos e Estações de trabalho; Equipamentos Náuticos, Agrícolas, Médico-hospitalar e de Uso Público; Mobiliário Corporativo e de Uso Público.

VALDIR SOARES

Equipamentos/Instrumentos de informática, eletrônicos, médico-hospitalares e veterinários, de esporte e lazer; Mobiliário doméstico, profissional e urbano; Veículos e transportes diversos terrestre e aquáticos.


VICENTE CERQUEIRA

Design para Saúde (equipamentos médico-hospitalar; produtos acessíveis/design universal; equipamentos fisioterápicos e tecnologias assistivas entre outros); Design para Agricultura (equipamentos e ferramentas para plantio e irrigação; beneficiadores e debulhadores, colheitadeiras, secadoras entre outros); Design para Indústria 4.0 (produtos inteligentes; automação, informatização e retrofit; Sistemas comunicacionais e qualidade; produto/serviço – Itoi e manufatura avançada, entre outros); Design para Transporte (Concepção e conceitos automotivos, incluindo veículos especiais; veículos individuais e não motorizados; equipamentos e acessórios para segurança entre outros); Design para Sustentabilidade (tecnologias em produto-processo; novos materiais aplicados; economia circular e criativa; produtos educacionais e instrucionais entre outros).


CO-ORIENTAÇÃO

RONALDO FAZANELLI

Veículos terrestres e marítimos; Produtos fabricados em compósitos, metais e plásticos; Equipamentos esportivos; Equipamentos estáticos ou dinâmicos que utilizem energia elétrica ou solar.