Extensão


O curso de Design Industrial conta com os seguintes Projetos de Extensão:


PEGADA NAS ESCOLAS: Uma ação transdisciplinar de educação não formal dirigida aos estudantes do sexto ao nono ano de escolas públicas do Rio de Janeiro

O projeto Pegada nas Escolas é uma ação transdisciplinar de educação não-formal dirigido aos estudantes do 6° ao 9º ano de escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro e tem como principal objetivo colocar o estudante numa posição participativa com a criação de soluções para melhorar o seu dia-a-dia. Para isso, sua experiência é valorizada, potencializando seu conhecimento sobre seu contexto de vida e comprometendo-o com a proposta de soluções para sua transformação. Os objetivos secundários são desenvolver a reflexão de estudantes, professores e pesquisadores sobre os impactos ambientais causados dentro do sistema de funcionamento escolar; desenvolver capacidade de solucionar para reduzir os impactos; e promover cotidiano sustentável nas escolas.

http://lidis.ufrj.br/projeto.html#pegadas

Coordenadora: Beany Monteiro

Professores participantes: Leonardo Bueno


INTRODUÇÃO A ESTAMPARIA: Formas, Cores e Texturas

Curso de extensão, em caráter de iniciação, aberto ao público externo à UFRJ. A proposta se forma à vista dos avanços tecnológicos no setor têxtil-moda e consequente aumento do interesse na especialidade da Estamparia. Ao se reunir extensionistas da UFRJ com pessoas ativas nas áreas das artes, design, artesanato, arquitetura e afins; o objetivo é gerar interações interdisciplinares com outras instituições de ensino e/ou de apoio às comunidades, aprimorando o crescimento profissional e desenvolvimento como cidadão.

https://estamparia.eba.ufrj.br/extensao/

Coordenadora: Marina Magano


DESIGN DE PRODUTOS & TECNOLOGIA APROPRIADA: Estudo de caso do Design de Fogões e Fornos Solares

O Projeto Design de Produtos & Tecnologia Apropriada objetiva o desenvolvimento de processos de investigação de novas tecnologias, técnicas, processos produtivos, estudos de viabilidade técnica, adaptação tecnológica e aperfeiçoamento do design de produtos com base no conceito de Tecnologia Apropriada, visando a produção e divulgação de informações, conhecimentos e material didático correspondente a cada solução tecnológica pesquisada.

Coordenador: Ricardo Wagner


AMBIENTES EDUCACIONAIS INOVADORES – AEI / Plataformas do Conhecimento da UFRJ

Os conceitos em torno do Urbanismo Tático inspiram esse projeto que visa criar Plataformas Urbanas de estímulo ao conhecimento voltadas para a educação popular. Terão formato de mobiliário urbano ocupando áreas do passeio público no bojo do programa “Paradas Cariocas”. Estas plataformas, conhecidas como “parklets”, serão projetadas por extensionistas, cursistas e profissionais orientados por equipes multidisciplinares. Elas serão desenvolvidas visando a realização de eventos educacionais ao ar livre ministrados não só por extensionistas como pela população. As atividades educacionais realizadas cobrirão áreas de conhecimento da Universidade, que ocupará as Ruas da cidade exercendo seu papel social de promoção da igualdade. O Projeto será desenvolvido em quatro etapas, cada uma delas com estratégias de ação específicas, as duas primeiras Etapas serão realizadas remotamente. Na Etapa 0, de Pesquisa, procuraremos identificar oportunidades e demandas da sociedade. Na Etapa 1, de Projeto, designs de “parklets” serão projetados para atender as diversas demandas identificadas. Na Etapa 2, de Fabricação, os projetos selecionados serão desenvolvidos, fabricados e instalados. Na Etapa 3, os eventos planejados serão aplicados e replicados, por extensionistas e pela própria população. Uma parceria com o Parque Tecnológico trará lastro para o início do Projeto, abrindo a possibilidade de aplicação das primeiras ideias nesse importante espaço de desenvolvimento tecnológico e inovação.

Coordenador: Marcos Oliva


HERÉTICO PARLATÓRIO DE DESIGN

O projeto visa criar e manter um espaço virtual de encontros que possibilite a promoção de debates, workshops, seminários e apresentações relacionados ao design. Nesse espaço serão abordados temas pertinentes às inúmeras áreas com as quais o design estabelece algum tipo de relação. Entre as ações desenvolvidas neste espaço, serão realizados encontros entre estudantes, acadêmicos e profissionais de destaque nos assuntos debatidos de forma a acrescentar à atividade olhares e opiniões diversas.

Coordenador: Anael Alves

Professores participantes: Jeanine Geammal; Deborah Christo.

Professor participante externo: Maria Beatriz Afflalo